O efeito dominó

"Um mundo melhor começa com pessoas bem informadas."

Profundo conhecedor do meio ambiente, após ter viajado por todo o Brasil e mais de 50 países produzindo programas, Richard divide suas experiências em liderar uma equipe de televisão por condições muitas vezes extremas trazendo em sua bagagem seus aprendizados no contato com diferentes culturas, animais e plantas dos locais mais remotos do planeta. Em suas palestras e dinâmicas de grupo, as pessoas são levadas a entender melhor o planeta e a natureza e conduzidos à reflexão de como cada um de nós pode contribuir para a construção de um mundo melhor de se viver.

Palestras

Palestras para Empresas e Universidades

Superando seus limites

Traçar objetivos, planejar e trabalhar em equipe, passos fundamentais para o sucesso de qualquer empreitada. Através de exemplos no mundo animal transportados para a nossa realidade cotidiana aprendemos com eles como superar os obstáculos, vencer nossos medos e atingir nossos objetivos, como também repartirmos as experiências de nossa equipe frente a situações que os envolveram. (palestra de duas horas)

Efeito Dominó

O ser humano observa as mudanças que estão ocorrendo no planeta com surpresa. Durante anos estamos drenando os recursos naturais como se fossem renováveis sem entender que vivemos em um ciclo fechado. Como tratamos o meio ambiente no passado reflete o que vivemos  hoje e o que estamos plantando hoje será o que nossos filhos vão colher amanhã. Nosso desafio é entender o que tem de mudar e como isso irá acontecer, tudo isso sob a ótica prática e realista de Richard, que vivencia os problemas na sua origem. (palestra de duas horas)

1/1

Palestras para Escolas

As palestras de Richard Rasmussen abrangem atuais ligados à natureza, conscientizando alunos de diversas idades sobre problemas ambientais que afetam o planeta, de forma lúdica e descontraída. Nestes encontros interativos com Richard Rasmussen, crianças e adolescentes são levados ao fascinante mundo animal e conduzidos à reflexão de como cada um de nós pode contribuir para a construção de um mundo melhor de se viver.

Como é que a vida de um animal esta ligada a de outro?

Por que a maioria das serpentes desapareceriam se os insetos desaparecessem, se serpente não como inseto?

Através de uma viagem ao mundo animal, mostramos a sensível relação entre seres vivos e como o homem esta abalando esta relação através de desmatamentos, poluição e lixo. Terminamos com um vídeo produzido pela nossa equipe, mostrando a relação presa vs predador no mundo animal. Ao final, crianças poderão interagir com alguns animais levados pela equipe.

A conexão entre os seres vivos.

Ensino Fundamental

Adaptação.

Ensino Fundamental II

Nós, seres humanos, somos diferentes dos bichos?

As nossas necessidades, como cuidados, comida e casa, são assim tão diferentes das necessidades dos animais?

Neste primeiro contato, levamos as crianças a descobrir suas primeiras conclusões a respeito do valor de toda forma de vida, através da comparação com o ser humano. Mostramos, também, o que o homem tem feito ao planeta e as consequências desses atos. Terminamos com um filme, comentando a respeito de uma experiência entre os povos indígenas. Ao final, as crianças em sala terão a oportunidade de tocar alguns animais levados pela equipe.

Primeiro contato.

Educação Infantil

Para que importa a biodiversidade? Como nos afeta o fim das florestas e dos animais?

Transportamos os jovens a refletir sobre o meio ambiente e administramos um pequeno jogo da vida, onde demonstramos as dificuldades enfrentadas pelos indígenas, governo, consumidores e ONGs no dia a dia das decisões. Terminamos com um vídeo mostrando como estamos esgotando os mares e as florestas e poluindo o planeta.

Biodiversidade. Existe futuro?

Ensino Médio

Por que alguns animais tem cores tão fortes e chamativas, como vermelho sangue ou amarelo ouro? Por que existem animais que não possuem olhos?

Descobrir a razão das adaptações dos seres vivos é entender a natureza, seus desafios e a si mesmo.

Aproveitamos para compreender os grandes ecossistemas, os biomas brasileiros e saber como o ser humano esta criando um desequilíbrio no planeta. Terminamos com um filme sobre algumas adaptações que tivemos opor- tunidade de conhecer em nossas viagens.

Ensino Fundamental II

Adaptação.

Nos últimos trinta anos um cenário completamente diferenciado, tem se apresentado, e revolucionado o mundo produtivo e da prestação de serviços.

 

Diferentes e múltiplas ofertas de especializações e cursos, a facilidade no acesso as informações e o incrível salto tecnológico observado em todos os segmentos, fizeram com que milhares de profissionais, cada vez mais  competitivos sejam despejados no mercado de trabalho, muitas vezes sem o preparo coorporativo necessário, mas tentando preencher as exigentes e raras oportunidades de posições de trabalho.

 

Se por um lado esta competitividade e tecnologia, impulsionou o ser humano nestes últimos tempos a tornar-se mais qualificado e eficiente, apresentou um lado menos humano nas relações inter-pessoais. As pessoas se comunicam menos, se observam menos, se compreendem menos, se ajudam menos, se comprometem menos, se tocam menos, elogiam menos, são menos intuitivas e sensíveis.

 

Enquanto o planeta não for regido por máquinas e sim por gente, enquanto os produtos e serviços forem idealizados para atender as necessidades humanas, estas qualidades esquecidas, repito, esquecidas, continuam a ser fundamentais para o trabalho em grupo e o alicerce da liderança, imprescindíveis para o crescimento de uma corporação ou de qualquer outra atividade.

 

Empresas gastam bilhões de dólares em treinamento pessoal tentando resgatar este ser humano, esquecido dentro  de seus funcionários, dos mais altos cargos ao chão de fábrica, esta é a regra.

 

Conscientes desta necessidade, a TXAI empresa de treinamento, educação ambiental e vídeo e o PARAISO ECO LODGE, hotel de floresta de conceito sustentável, juntaram suas infra-estruturas e expertise para oferecer um produto único na área de treinamento, conjugando um cenário natural, cheio de variáveis a experiências que fazem os talentos latentes aflorarem com resultados reais e previamente planejados e visando solucionar os problemas anteriormente discriminados.

 

A dinâmica desenvolvida difere de qualquer outra atividade ou palestra hoje oferecida no Brasil, tem caráter essencialmente prático convergindo ao teórico e foi inspirada em técnicas similares aplicadas em países como Canadá e EUA onde as relações descritas acima chegaram a níveis insuportáveis afetando diretamente os resultados das empresas.

 

Este projeto inovador no Brasil é o resultado da soma de muitas circunstâncias para seu pleno  funcionamento, desde um local absolutamente apropriado e sustentável para o desenvolvimento de atividades tais como : rapel, cavernas, trilhas, condutores experientes, comunicação, natureza, segurança e infra-estrutura hoteleira de primeira linha e mais uma equipe de biólogos com múltiplas habilidades (experiência em condução e liderança em trilhas, comportamento animal e humano, técnicas de sobrevivência e de atividades de técnica vertical, conhecimento em vídeo e absolutamente integrados, correlacionados e bem dirigidos.

 

Através das oficinas desenvolvidas em ambientes estranhos ao cotidiano tais como cavernas, florestas e montanhas vamos colocar os participantes em situações que demandarão observação do meio físico, trabalho em equipe, perseverança, cumprimento de metas, desenvolvimento de planejamento e certamente muita reflexão. Objetivos secundários serão também atingidos, tais como: percepção do seu entorno e lições de meio ambiente que fornecerão as ferramentas para toda esta aprendizagem. Ao final da experiência, “o prêmio” e uma palestra que consolidará todo o trabalho.

 

“Caro Richard

Hoje mais do que nunca posso dizer aos meus companheiros e companheiras da VOX, boa tarde GUERREIRAS e GUERREIROS do Mundo Vox.

Obrigado a você e a sua maravilhosa equipe por isso. Certamente vocês nos ajudaram a avançar na direção pretendida.

Obrigado pelo carinho, pela atenção, pela vontade e pelo profissionalismo.

Obrigado pela energia positiva.

Obrigado pela oportunidade de melhor conhecê-los. Todos vocês. E por poder conviver bons momentos juntos, momentos que jamais esqueceremos, limites e extremos, do riso ao choro.

Obrigado por se doarem mais como Seres Humanos que somos, por permitirem naqueles instantes viver algo extraordinário de forma extraordinária.

Obrigado por me ajudar particularmente a mostrar a todos que estavam lá que é possível sentir o sabor de uma alternativa diferente. Um sabor de vida mais essencial e profundo, mais vivificante e incrivelmente forte.

Não havia conforto, não havia tecnologia, não havia contato via celular, mail, papel, rádio...apenas adversidade.

Medo, fome, sede, frio, cansaço...

Mas havia o essencial. Carinho, Cuidado, Respeito, Firmeza e Vontade.

Perceber isso é fantástico. O que não havia é só externo. De fora.

O que tínhamos vinha de dentro. E vivemos experiências maravilhosas que levaremos para o resto de nossas vidas.

Experiências que nos farão ainda refletir, sentir, ousar, permitir muito mais, se cada um cuidar com mãos jardineiras dessa semente que foi revelada e regada em cada um.

Sentir que tudo o que precisamos naquele momento nós tiramos de dentro. E voltamos mais gente, mais grupo, mais equipe. Só poderia ser assim. Mais Humanos.

Estamos no passo certo, na direção certa. Para quem tem olhos atentos, bastaria olhar o compartilhar que tivemos após o café da manhã de ontem.

Pela primeira vez, TODOS do nosso grupo, absolutamente TODOS, ouviram, falaram, sorriram, compartilharam JUNTOS. Não havia grupinhos, havia um só corpo. Entregue a confiança e a troca, uns mais falantes, outros menos, cada um na sua natureza.

Apenas nós. Juntos. E a energia que emanava ali era de uma espécie rara de se ver no mundo de hoje. De tudo o que vivi esses dias, essa oportunidade foi a que me tocou mais. Pois ali, naquele instante, me dei conta de que após esses dias, assim como o fogo forja a espada, começamos a forjar a nossa cara, o nosso jeito, a nossa identidade.

Obrigado por esse momento.

Cuidaremos do que recebemos.

Um forte e afetuoso abraço.

 

MARCO GORINI

Diretor VoxCred Adm Cartões, Serviços e Processamento S/A

Empresa do Grupo Tenda Atacado"

Show More